FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Transportar alimentos na viagem de férias…
Julho, 2011
Dra. Solange Burri - Consultora em Alimentação
Projecto babySol® - Segurança Alimentar e Nutrição Infantil

[ver mais artigos deste autor]
  Chega o Verão, chega o calor e as férias estão próximas! Está na altura de começar a organizar toda a panóplia de bagagem para que, chegado o grande momento, tudo esteja a postos para a viagem e para curtir cada momento com a família...

  Mas se vai para um espaço alugado, ou uma casa de amigos, saiba que tem que ter alguns cuidados adicionais...Com o calor, chegam também mais bactérias e mais riscos alimentares. Por isso, para que tudo corra bem, sobretudo se leva miúdos, é preciso ter cuidados redobrados...

  E porque devemos garantir que NÓS também vamos ter férias, deixo aqui algumas dicas que não hesito em pôr em prática cada vez que o calendário me permite desfrutar de bons momentos com a família! Então cá vai:

  1 - A planificação da alimentação das férias deve ser criteriosamente pensada, e bem pensada, ANTES da partida! Faça uma lista do que tem que levar e o que pensa comprar no destino. Averigue onde poderá fazer essas compras e lembre-se dos feriados locais e dos fechos ao domingo que provocam, por vezes, algumas decepções;

  2 - Reduza as quantidades ao mínimo, isto porque faz calor (os produtos estragam-se mais depressa), no destino o espaço no frigorífico é reduzido e a tentação para comer no restaurante é muita! Afinal, férias são férias!

  3 - Lembre-se que no dia da partida restam sempre algumas coisinhas no frigorífico que lamentámos estragarem-se...por isso levamos connosco SE não tivermos tido a atenção prévia de evitar o seu consumo...comece a restringir compras 2 semanas antes de ir para garantir que fica o menos possível no frigorífico e não há desperdícios depois;

  4 - Aproveite pois a oportunidade para renovar o stock da sua arca congeladora e gaste tudo o que poder antes de ir de férias. Ideal mesmo é que a deixe desligada para depois repôr tudo fresquinho, quando vier de férias;

  5 - A congelação nos pequenos frigoríficos (de 3 estrelas), salvo se houver poucos alimentos no seu interior, não é muito eficiente. Como têm baixa capacidade de congelação (2-3 estrelas*) são pouco eficientes e comprometem a qualidade dos alimentos, no momento do seu consumo... Nahhh! Portanto, o ideal é que se meta no seu interior o que vem congelado de casa...e mesmo assim deve ser o mínimo possível!

  6 - A estratégia para as sopas é esta: salvaguardar 1 semana antes (sim porque depois surgem outras prioridades!) que as sopas estão todas prontas: preparar várias variedades e dividir em doses individuais. Congelar na parte mais fria do congelador que temos: têm que ficar "em pedra" para sobreviverem à viagem e, a pelo menos, 2-3 dias depois de iniciado o processo de descongelação. O mesmo se aplica a alguma fruta cozida que se pretende levar;

  7 - Cerca de 1 semana antes, deve-se pôr também 2-3 bons termoacumuladores no congelador garantindo igualmente que estarão aptos a cumprir a sua eficiente, e importante, tarefa!;

  8 - Leve coisas rápidas para cozinhar...os grelhados fazem as delícias de qualquer um (e poupam trabalho!) quando o calor aperta...o segredo está nos condimentos...nada mais fácil! Sugiro que comprem coxas de frango, bifes tenros e carne aos cubos para espetadas (os legumes juntar frescos no momento) e congelar tudo, embalado por refeição e etiquetado. Não aconselho que temperem nesta fase. Apenas o suficiente para 3 dias. Tudo para transportar congelado: carne, sopas e 2 porções familiares de arroz branco também;
  Só no último momento, depois do carro carregado, é só nessa altura que se tiram as coisas todas para a mala térmica de viagem, garantindo que os termoacumuladores ficam distribuídos ao longo do seu conteúdo.
  Tudo já bem congelado e com termoacumuladores nada, mas mesmo nada, se estragará nem derramará! E com sorte, e uma boa mala, nada entrará em processo de descongelação.
  Chegados ao destino é prioritário guardar tudo rapidamente no frigorífico onde irão então descongelar lentamente. Se tudo estiver ainda bem congelado, algumas doses de sopa poderão ir para o congelador...assim aumenta a variedade do/a filhote/a depois.

  9 - Os acompanhamentos devem ser os mais fáceis: batatinhas primor que cozem com a casca e são muito saudáveis e massas (búzios, esparguete colorida, etc).

  10 -Os víveres urgentes devem ser comprados, no destino, nos primeiros dias de férias: leite, fruta, saladas mas sempre com a ideia que o stock caseiro, de congelados, deve ser gasto em 3 dias. Só depois deve comprar mais carne, peixe e legumes para novas sopas.

  11 - Levar ingredientes para marinadas (de qualidade* e diferentes ervas aromáticas, e especiarias, que possibilitam sabores variados) pois logo que a carne recém comprada esteja temperada, o tempo de refrigeração aumenta mais 2 dias...boa?

  12 - Peixe, o mais fresco possível se a situação geográfica o permitir, senão é recomendável que compre ultracongelado no destino das férias!

  13 - Lembre-se que, tanto no regresso como na chegada, chegam cansados e com fome. Analise se comer fora, nesses dias, pode ser de facto a melhor solução. Por vezes, um piquenique, surte melhor efeito, deixando todos mais relaxados. Transporte apenas uma refeição pronta a comer, de acordo com a sua decisão: carne à bolonhesa, frango ou carne assada, etc. Esta deverá ser a única refeição que transportará fresca e por isso deve ficar logo por cima, na mala térmica.

  Dica 1: não esquecer a varinha mágica! A não ser que tenha deixado de triturar...
  Dica 2: se tiver um talho de confiança, não hesite em fazer lá a encomenda da carne que já poderá pedir para vir toda cortadinha...boa?
  Dica 3: Não esquecer que os recipientes de armazenagem da comida cozinhada deve ser apto para o micro-ondas (se no destino existir)...assim reduz-se a loiça para lavar.




Projecto babySol® - Segurança Alimentar e Nutrição Infantil
www.solangeburri.blogspot.com

[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB