FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Maternidade de Árvores

Serra da Lousã
A Maternidade de Árvores será um espaço de educação e sensibilização ambiental do espaço Rede Natura 2000 – Serra da Lousã.

Situada numa das 4 aldeias do Xisto de Góis – Aigra Nova será um espaço potenciador deste território, agregando informação ambiental de um espaço muito mais vasto.

Terá espécies arbóreas e arbustivas autóctones, que outrora ocupavam todo o coberto vegetal da Serra da Lousã e a sua estrutura será idêntica a uma Maternidade para que quem a visite compreenda a importância da afectividade para com o ambiente.

Estão disponíveis programas de educação ambiental para grupos formais e informais, de jovens, escolas e adultos, que terão diversas temáticas:
- conhecimento das espécies
- construção de ninhos e comedouros para aves
- ateliers de meteorologia
- atelier da água
- percursos pedestres temáticos
- campanhas de erradicação de invasoras
- plantação de árvores
- atelier dos resíduos
- Natureza Viva – para conhecer a fauna e a flora da região com acções práticas
- aniversários na maternidade
- como construir adubo a partir dos restos da cozinha e da horta
E outras acções de educação e sensibilização ambiental.

Outra área temática da Maternidade será o espaço das Arvores Magníficas, o canteiro das ervas aromáticas e medicinais e os jardins autóctones (que queremos se sirvam de exemplo para as habitações particulares e jardins públicos da região).

Associada à Maternidade será construído no futuro um Centro de Educação Ambiental com exposições sobre a fauna, flora e geologia da Serra da Lousã e um pequeno auditório. Na parte expositiva serão dados principais destaques ao Veado, aos fósseis marinhos e ás espécies raras e/ou ameaçadas de extinção como a Cegonha Preta, Falcão Peregrino, Salamandra Lusitânica, Lontra e truta Fario Fario, entre outras.

A Maternidade terá como principais financiadores:
- empresas privativas que queiram ser mecenas para o aumento da biodiversidade contribuindo em termos financeiros e materiais para o Fundo de Conservação da Natureza da Serra da Lousã
- individualmente, por crianças, adultos e/ou famílias, poderão apadrinhar

Este projecto é gerido pela Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã que tem como áreas de actuação a conservação da natureza e a valorização da cultura e património serranos. A sua missão é revitalizar a Serra da Lousã, valorizando tradições e lendas, preservar os valores naturais, animar a história secular, promover o turismo e melhorar a qualidade de vida na região.

Apoios:
- Câmara Municipal de Góis.

CONTACTOS PARA MAIS INFORMAÇÃO:
Lousitânea – Liga dos Amigos da Serra da Lousã
Tel/fax: 235778644
Telm: 966423677
lousitanea@sapo.pt

Pela Serra da Lousã - Uma Serra de Encantos!

Lousitânea - Liga de Amigos da Serra da Lousã
Rua dos Bois - Aigra Nova
3330-222 GÓIS
Tel/fax: 235778644
lousitanea@sapo.pt
www.lousitanea.no.sapo.pt


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o