FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Realizado 1º Transplante de células do cordão umbilical em Portugal
21-06-2007
Lusa
O primeiro Transplante de células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num banco privado português realizou-se em Fevereiro e permitiu salvar a vida de uma criança de 14 meses, segundo anunciou a empresa Crioestaminal.

A intervenção foi realizada a 19 de Fevereiro no Instituto Português de Oncologia do Porto, mas só agora foi divulgada publicamente, depois de estar comprovado o sucesso do Transplante.

A criança encontra-se a recuperar bem em casa, deslocando-se apenas ao IPO/Porto para exames de controlo. "Os pais tinham guardado sangue do irmão desta criança na Crioestaminal, a quem o IPO/Porto recorreu quando lhe foi diagnosticada Imunodeficiência Combinada Severa", disse à Lusa fonte da empresa.

O diagnóstico da criança, residente em Coimbra, revelou uma redução significativa e quase ausência de linfócitos T CD8, o que poderia conduzir à sua morte. Este foi o primeiro Transplante com células estaminais do sangue do cordão umbilical que estavam criopreservadas numa empresa privada portuguesa.

O sangue do cordão umbilical já foi utilizado em mais de sete mil transplantes em todo o mundo para o tratamento de diversas doenças hemato-oncológicas, mas, em Portugal, apenas tinha sido utilizado até agora sangue armazenado em bancos públicos internacionais.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB