FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



A Ajuda de berço está em risco
15-12-2011
Diário IOL
  Às vezes é a ajuda que precisa de ajuda e esta instituição corre o risco de fechar por falta de dinheiro

A "Ajuda de berço" é o lar, a família e o colo de 40 crianças que por qualquer razão foram retiradas às famílias, e está em risco. As doações são cada vez menos, algumas funcionárias já tiveram de ser dispensadas e uma das casas corre mesmo o risco de fechar.

Estas crianças já perderam uma vez a família e a casa onde viviam. Agora correm o risco de voltar a perder tudo o que têm. Neste momento só podem contar consigo, com todos nós. A reportagem é da Sara Bento e do João Franco, com montagem do Pedro Cordeiro. Para manter a privacidade das crianças todos os nomes foram inventados.

Alguns têm apenas meses, outros têm um, dois ou três anos mas sob os ombros já carregam uma pesada história de vida. São crianças abandonadas ou que foram retiradas às famílias por ordem do tribunal. Muitas delas foram maltratadas, negligenciadas e esquecidas.

Aqui, na "ajuda de berço" aprenderam a dar os primeiros passos, passinhos pequeninos, em direcção a um novo futuro. E estreitaram laços com as funcionárias da instituição, que se tornaram, em alguns casos, na única família a que podem chamar sua.

A instituição vive sobretudo de doações que, em tempos de crise, deixaram de chegar. Não há dinheiro para pagar ordenados e ninguém trabalha de graça. Se o dinheiro não aparecer, a casa vai mesmo fechar. Aos ordenados, à água, à luz e ao gás, juntam-se as despesas de alimentação, transporte e saúde de 40 crianças.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB