FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Ideias para entreter as crianças sem gastar dinheiro
17-02-2011
Agência Financeira
  Em casa, na praia ou no jardim, há muito por onde escolher!

Quem tem filhos sabe que nem sempre é fácil arrancá-los da frente da televisão ou dos jogos de computador., sobretudo se a alternativa não for atractiva, o que é difícil de conseguir sem gastar muito dinheiro. Mas o tempo de qualidade passado em família é importante e existem formas de os mais pequenos entretidos, sem gastar um balúrdio.

O site saberpoupar.com listou dezenas de ideias do que pode fazer com eles, sem dar cabo do orçamento: desde um passeio na praia onde eles possam correr e brincar à vontade; ir ver estrelas para um miradouro numa noite magnífica; fazer puzzles ou trabalhos manuais; organizar uma caça ao tesouro, etc.

Muitas das coisas que fazia na sua infância e que entretanto se perderam, continuam a ser interessantes para a pequenada. Não acredita?

Se tem casa com jardim ou terraço, as possibilidades aumentam quase infinitamente. Por exemplo, acampem durante uma noite no jardim, brinquem às escondidas, no interior ou no exterior da casa. Experimente pegar num ou dois recipientes com água e sabão da loiça e divirtam-se a encher a casa ou o jardim com bolas de sabão. Ou ponha a jardinagem em dia com a ajuda das crianças: elas vão adorar poder mexer na terra e na água.

Reúna todo o material desportivo que possam ter guardado na garagem e joguem ao badmington, malha, bowling, minigolfe ou frisbee no jardim. Se tiver o equipamento necessário, leve a criança à pesca consigo.

Pegue nas crianças, nas bicicletas, capacetes e protectores de joelhos e dêem um passeio numa ciclovia apropriada ou no jardim da cidade.

A praia também é sempre uma boa opção, porque é grátis. Preparem o saco e instalem-se à beira-mar a fazer castelos de areia ou a jogar às apanhadas.

Façam aviões de papel e depois um concurso para ver qual o avião que voa mais alto ou mais longe.

Mesmo para ficar em casa, as opções são intermináveis. Escolham uma receita em conjunto e divirtam-se na cozinha a confeccioná-la. Ou então, porque não uma maratona de jogos de tabuleiro? Há quanto tempo não jogam todos aqueles jogos que têm fechados em caixas? Delimitem um espaço no chão da sala, da cozinha ou no quarto dos miúdos e divirtam-se a fazer um puzzle gigante.

Se estiver mau tempo, coloque algumas almofadas e mantas em torno da lareira, junte as crianças e leia-lhes as suas histórias preferidas ou então leiam passagens dos livros à vez. Ponha a tocar a música mais animada que tiver e elabore uma coreografia simples para ensinar às crianças ou brinquem ao faz de conta com vestuário e calçado velho e improvisando com acessórios que possam ter em casa. Podem também fazer uma produção fotográfica dentro e fora de casa, imprimam as melhores fotos e elaborem um álbum para mais tarde recordar.

Deixe as crianças escolherem o seu DVD preferido, prepare um balde de pipocas e aí está uma tarde de cinema perfeita! Ou então, proteja a mesa da cozinha com jornais velhos, espalhe papel, cartolina, marcadores, lápis de cera, tesouras, revistas velhas para recortar, cola e fita-cola, e dediquem-se às artes manuais.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB