Saúde Puericultura Pré-mamã e Mamã Educação Desenvolv. Infantil Desporto Festas Infantis Material Didáctico Actividades Lúdicas Vestuário Casa e Decor Transportes Produtos Biológicos Yoga Massagem Infantil Seguros e Finanças Viagens e Lazer Animais Ofertas Formativas Artigos 2ª Mão

Publicidade




Ler uma História

Mamadou sorri enquanto bebe uma chávena de chá



ler história


Receitas da Semana

Cake Pops



ver receita


Venda de Livros

 


 
FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Vírus da gripe está a afectar mais crianças até aos 14 anos
01-02-2008
Destak
  O período epidémico da actividade gripal já começou, com o pico a ser registado na semana de 14 a 20 de Janeiro, com uma incidência de 59,8 casos por 100 mil habitantes.

   A subdirectora-geral de Saúde afirmou ontem que o número de casos deverá subir nas próximas"duas ou três semanas", registando-se já um aumento na afluência aos centros de saúde e urgências hospitalares.

   Graça Freitas confirmou que, este ano, a incidência do vírus está mais virada para crianças com idade inferior a 14 anos. No entanto, não há motivos para alarmes, pois a estirpe em circulação está contemplada na vacina.

   Ao Destak, a responsável explicou que"os vírus da gripe mudam todos os anos e à medida que as pessoas crescem ganham resistência, logo é normal que sejam as crianças as mais afectadas. No entanto, este vírus é benigno e só tem atingido as crianças com menos de 14 anos, pois se fosse mais maligno os idosos e adultos também eram contagiados, o que não se tem verificado".

   Plano contra pandemia

   Apesar de não existirem sinais da gripe das aves, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) continua a preparar-se para uma eventual pandemia, pelo que ontem apresentou a mais recente versão do plano de contingência a aplicar caso o vírus surja.

   Uma das novidades, que leva o plano traçado a estar"mais completo do que nunca", passa por um programa informático - já testado com sucesso - que vai impedir a duplicação de receitas.

   Além disso, os hospitais e os centros de saúde têm agora orientações técnicas precisas para aplicar. O único problema identificado pela DGS é que"a opinião pública deixou de estar mobilizada".

   22 MIL URGÊNCIAS - Ao que o Destak apurou, quarta-feira os centros de saúde e os hospitais registaram entre 22 a 23 mil urgências, um número superior ao do Verão, mas inferior ao do período homólogo de 2007.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB