FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


À Descoberta da Meteorologia
Junho, 2008
Pedro Rocha dos Reis - Cadernos de Educação de Infância
APEI - Assoc. de Profissionais de Educação de Infância

[ver mais artigos deste autor]
  Para as crianças, as condições atmosféricas são como magia! Com a chegada de cada Estação do Ano surgem oportunidades para a realização de inúmeras actividades de descoberta, de discussão, de representação... O conjunto de actividades que se segue pretende envolver as crianças e os educadores na exploração activa de várias condições atmosféricas – dias de sol, dias de chuva, dias nebulosos, dias de vento...
  Divirtam-se!

ACTIVIDADES

"O Tempo"

  Materiais:
  Videograma de um boletim meteorológico ou fotografias de diferentes condições atmosféricas, termómetro de álcool, material de desenho, música.

  Procedimentos:
  Iniciem a actividade mostrando o vídeo do boletim meteorológico ou as fotografias das diferentes condições atmosféricas.
  Conversem com as crianças acerca do "bom tempo" e do "mau tempo". Como é que o "tempo" afecta:
  a) os nossos comportamentos e actividades?
  b) o vestuário que escolhemos para determinado dia?
  c) os comportamentos dos animais (por exemplo, das andorinhas e dos ursos)?

  Expliquem que a pessoa que estuda o "tempo" se chama meteorologista.
  Peçam às crianças para desenhar figuras das suas condições atmosféricas favoritas.
  Convidem as crianças a medir a temperatura ambiente (com um termómetro de álcool) em vários locais do jardim infantil (diferentes salas, recreio, dentro e fora da janela, debaixo e em cima da mesa...). Discutam as causas dos diferentes resultados obtidos.

  Com uma música de fundo apropriada, peçam às crianças para dançarem como se fossem nuvens, pingos de chuva, vento, flocos de neve...

"Dias de Sol"

  Materiais:
  Cartaz com um grande sol desenhado, chapéus e óculos de sol, folhas de papel de jornal, papel colorido, folhas secas, material de pintura.

  Procedimentos:   Fixem o cartaz num local bem visível da sala. Peçam às crianças para imaginar que está um lindo dia de sol. Coloquem chapéus e óculos de sol.

  Convidem as crianças a enumerar as actividades que mais gostam de fazer em dias de sol.
  Utilizem uma folha de papel de cenário para pintar uma imagem de um dia de sol.
  Construam chapéus-de-sol utilizando folhas de papel de jornal decoradas com laços de papel colorido, folhas secas, tintas...

"Dias nebulosos"

  Materiais: Fotografias de nuvens, espelho, cartolina azul, folhas de papel branco, cola, tesouras ou alfinetes para picotar.

  Procedimentos:
  Iniciem a actividade pedindo às crianças para explicarem o que são as nuvens. De que são feitas? Qual a sua cor?

  Expliquem que as nuvens são constituídas por pequenas gotas de água.
  Expliquem o que é o vapor de água bafejando para um espelho.
  Observem fotografias de diferentes tipos de nuvens. Peçam a cada criança para explicar o que lhe faz lembrar cada uma das nuvens. Talvez animais? O mar? Um prado? Pedaços de algodão? Gelados? Prédios?...
  Construam um céu azul repleto de nuvens de diferentes tamanhos e formas.
  Recortem ou picotem nuvens em papel branco. De seguida colem-nas numa cartolina azul.

"Dias de Chuva"

  Materiais:
  Fotografias de dias de chuva e de arco-íris, "gotas de chuva" recortadas em papel, chapéu-de-chuva, bolas de papel, prisma, lanterna ou retroprojector, material de desenho.

  Procedimentos:
  Conversem acerca dos dias de chuva. O que é a chuva? Como sentimos as gotas de chuva? O que vestimos nos dias em que chove? O que gostam de fazer nos dias de chuva?
  Utilizem "gotas de chuva" recortadas em papel e com diferentes tamanhos e cores. Peçam às crianças para (1) agrupar as "gotas de chuva" de acordo com a sua cor e (2) ordenar as "gotas de chuva" de acordo com o seu tamanho (da mais pequena até à maior).
  Componham a "música da chuva" utilizando como "instrumentos" materiais de uso comum.
  Abram um chapéu-de-chuva e virem-no ao contrário. Vejam quem consegue acertar, com algumas bolas feitas de papel, dentro do chapéu-de-chuva.
  Peçam às crianças para descrever o arco-íris. Qual é o seu aspecto? Onde se forma? Quando é que aparece? Utilizem um prisma ou um copo cheio de água para, com o auxílio de uma lanterna ou de um retroprojector, explicarem a formação do arco-íris. De seguida, desenhem o arco-íris.

"Dias de vento"

  Materiais:
  Ventoinha, fitas de tecido, lenços de pano, folhas de papel, caixas, garrafas de plástico, caixas de papel, música, algodão.

  Procedimentos:
  Liguem uma ventoinha, com fitas de tecido presas à grelha de protecção, quando as crianças entram na sala de aula. Observem as fitas de tecido a voar e discutam com as crianças os efeitos do vento. Quando olhamos através do vidro de uma janela, como podemos saber que está vento?

  Utilizando a ventoinha ligada, investiguem os objectos (lenços de pano, folhas de papel, penas, garrafas de plástico, caixas de papel...) que conseguem resistir à força do "vento". O que faz com que alguns objectos resistam ao "vento"?
  Conversem acerca do que podem e do que não podem fazer num dia de vento.
  Convidem as crianças a desenhar o vento.
  Com uma música de fundo apropriada, dancem a "dança do vento" utilizando lenços de pano.   Façam uma corrida de bolas de algodão. (1) Marquem uma linha de partida e uma linha de chegada.(2) Coloquem na linha de partida duas ou três crianças com os joelhos e as mãos no chão. (3) Coloquem à frente de cada criança uma bola de algodão. (4) Quando derem o sinal de partida, cada criança deverá soprar a sua bola de algodão de forma a empurrá-la até à meta (não podem tocar com as mãos na bola de algodão). (5) O primeiro a chegar à meta ganha a corrida.

Pedro Rocha dos Reis - Cadernos de Educação de Infância
Jan./Mar. 2003
[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB