FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Começar 2008 com vontade de estar bem
Janeiro, 2008
CCEB / Portal da Criança

[ver mais artigos deste autor]
  O período das festas já passou. Já cometemos os excessos alimentares a que tínhamos direito. As crianças já perderam o interesse em vários dos presentes que receberam no Natal.
  É altura de nos (re)organizarmos.
  Altura de optimizar a gestão que fazemos do nosso tempo, reflectir sobre os nossos objectivos, definir prioridades.

  Com as crianças devemos seguir a mesma lógica. A avaliação escolar do 1º trimestre já foi feita, agora é tempo de ser "digerida" em casa, em família. As notas foram de encontro ao esperado? Como poderão dedicar mais tempo de qualidade ao estudo?

  Para organizar o estudo é importanque que as crianças:
  - Preparem as aulas do dia seguinte;
  - Realizem as tarefas que os professores marcam para casa;
  - Sejam capaz de desligar a televisão ou deixar uma actividade de que gostem muito para estudar;
  - Não se distraiam quando estão a estudar;
  - Tirem notas quando estão nas aulas;
  - Utilizem tanto o manual como os seus apontamentos, para estudar;
  - Estudem num lugar sossegado;
  - Estejam atento nas aulas.
  O sucesso escolar torna-se mais fácil de atingir se todos "remarem" na mesma direcção. Os pais não devem nunca substituir os filhos para os ajudar nas tarefas escolares, mas é importante que acompanhem regularmente a sua actividade.

  É também altura de planear momentos de partilha e convívio em família. Quebre a rotina e surpreenda as suas crianças com algumas actividades em que se podem divertir em conjunto, sem gastar muito dinheiro.
  De acordo com o que os ritmos familiares permitirem, estipulem um dia (por semana, por mês...) em que preparam o jantar em família, podem aproveitar os dias anteriores para combinarem o que vão confeccionar, que ingredientes é necessário comprar, quem se encarrega das compras.
  Esta sugestão pode tornar-se ainda mais interessante se forem coleccionando registos, em formatos variados, destes jantares. Tirar fotografias, fazer um desenho, registar no papel a receita utilizada. Ao fim de algum tempo, terão uma bonita recordação dos momentos passados em conjunto.


  Para iniciar o novo ano com alguma dose de optimismo, pense nos 12 meses que passaram e faça um esforço por se recordar das coisas boas que aconteceram. Não seja demasiado exigente!
  Foi bom, re-encontrar aquela velha amiga... Foi bom fazer um três no Euromilhões... Foi uma agradável surpresa saber que aquele casal amigo vai ter um bebé... Foi bom o meu filho ter tido positiva no teste de Matemática... Foi bom a minha filha ter-se adaptado ao Jardim de Infância...

  Quando sentir que está a sorrir interiormente, pense nos tempos futuros com mais leveza e coloque energia positiva na resolução dos desafios com que se vai deparar no ano que tem pela frente.
  Bom ano de 2008!
[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB