FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Dia Mundial do Mar 2009

24 de Setembro de 2009
Todos os anos, a Organização Marítima Internacional (IMO) celebra o Dia Mundial do Mar. O Dia foi criado pelo Conselho de Administração da Organização Marítima Internacional e comemorado pela primeira vez a 17 de Março de 1978, durante a Convenção da Organização Marítima Consultiva Intergovernamental (IMCO).

Actualmente, a comemoração decorre na última semana de Setembro. O dia exacto em que é celebrado é, contudo, da responsabilidade de cada Governo. Esta data é destinada a chamar a atenção para a importância da navegação segura, da segurança marítima e do ambiente marinho e para enfatizar o trabalho da Organização Marítima Internacional.

Este ano a IMO quis pôr em evidência a especial importância que atribui ao problema das alterações climáticas, dos seus efeitos sobre o planeta e, mais especificamente, o empenho e o contributo que a Organização e os seus Estados Membros querem ter, no quadro do esforço mundial em curso, para a redução dos gases de efeito estufa provocados pelo transporte marítimo internacional.

Nesta perspectiva, a celebração do Dia Mundial do Mar 2009, que o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos – IPTM,IP – coordena em Portugal, terá lugar no dia 24 de Setembro, e decorrerá sob o tema "Alterações climáticas: Um desafio também para a IMO".

O programa destas comemorações foi gizado por forma a assegurar o envolvimento das instituições e agentes dos sectores marítimo, portuário e ambiental e a sensibilizar os jovens, e a população em geral, para os desafios ambientais colocados pelas alterações climáticas, na procura de soluções que minimizem os respectivos impactos.

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, e que tem merecido o melhor acolhimento por parte do público em geral e dos participantes em particular, o IPTM,IP propõe-se levar a efeito um alargado programa com várias iniciativas que decorrerão na semana de 21 a 25 de Setembro próximo, e que culminará, no dia 24 de Setembro, com uma jornada temática onde intervirão agentes dos sectores marítimo e ambiental seguindo-se a sessão comemorativa que contará com a presença e intervenção da Senhora Secretária de Estado dos Transportes.

Fonte:
http://www.imarpor.pt


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o