FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Centro dedicado ao livro infantil abre quarta-feira em Beja
18-09-2007
Diário Digital
O primeiro centro em Portugal dedicado ao livro infantil e criado a partir do espólio particular da falecida escritora Natércia Rocha, especialista em literatura para crianças, abre quarta-feira na Biblioteca Municipal de Beja (BMB).
O Centro do Livro Infantil (CLI) será inaugurado, às 18:00, durante a nona edição das "Palavras Andarilhas", o tradicional encontro dedicado à promoção do conto, do livro e da leitura, que vai "transformar" Beja na "cidade dos contos", a partir de hoje e até domingo.
Após a inauguração do CLI, segue-se, às 21:30, também na BMB, uma homenagem a Natércia Rocha, que vai contar com a presença de vários autores e especialistas portugueses em literatura infantil, como António Torrado e Rui Marques Veloso, e inclui a exibição de um documentário sobre a vida e a obra da escritora.
Em declarações à agência Lusa, Cristina Taquelim, da BMB, explicou que a ideia de criar o CLI, "único a nível nacional", "nasceu a partir do trabalho de promoção do livro e da leitura e de formação de leitores, sobretudo crianças, que a biblioteca tem vindo a desenvolver há vários anos".
Uma ideia que "ganhou forma" a partir de 2005, quando a família de Natércia Rocha doou à BMB o "valioso" espólio particular da escritora, com cerca de 3.000 títulos, entre livros infantis e livros técnicos sobre literatura para crianças.
O "reconhecimento do trabalho" da BMB, a "sugestão" do escritor António Torrado e a homenagem prestada em Beja a Natércia Rocha, em 2001, no encontro "No Branco do Sul, as cores dos livros" dedicado à literatura infanto-juvenil, que "emocionou o filho", levaram a família a doar o espólio da escritora à BMB.
O CLI, que será "um espaço de reflexão e partilha de experiências", explicou Cristina Taquelim, pretende "valorizar" o trabalho de formação de leitores que a BMB tem vindo a desenvolver e "avançar com novas abordagens ao nível das práticas de promoção do livro e da leitura para crianças".
O próprio Núcleo de Documentação do CLI, especializado em literatura infantil e composto, inicialmente, pela biblioteca particular de Natércia Rocha e pela colecção de livros infantis e técnicos sobre promoção da leitura da BMB, frisou, "constitui um corpo teórico que poderá atrair, até Beja, vários especialistas e investigadores" da área.
Um núcleo documental que poderá ser "enriquecido" no futuro, adiantou a responsável, frisando que "existem várias possibilidades de a BMB vir a receber espólios particulares de outros escritores", como é o caso de António Torrado, que "já manifestou o interesse em doar a sua biblioteca particular à BMB".
De acordo com Cristina Taquelim, o CLI pretende também "afirmar-se" como um "centro de estudos" para "formar e qualificar mediadores de leitura para trabalharem com crianças na região".
Neste sentido, salientou, o centro vai "apostar" na produção de materiais específicos para a promoção da leitura infantil, que "poderão ser usados por todos aqueles que rodeiam o mundo das crianças", como pais, educadores de infância, professores e auxiliares de acção educativa.
Natural de Lisboa, onde faleceu em 2004, com 79 anos, Natércia Rocha formou-se em Letras na Universidade de Lisboa e diplomou-se em Língua e Cultura Inglesas na Universidade de Cambridge (Reino Unido).
Apaixonada pela escrita, além de ter sido locutora de rádio, professora, investigadora e autora de programas de televisão, Natércia Rocha dedicou grande parte da sua vida à literatura infantil tendo-se especializado em livros e bibliotecas para crianças.
Entre a sua obra, que inclui também manuais escolares, contam-se mais de duas dezenas de livros individuais e 16 títulos da colecção "Mistério", escrita em parceria com os escritores Maria Alberta Menéres e Carlos Correia.



<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB