FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Pais trabalham por uma escola melhor
16-05-2007
Cidade Hoje
Por intervenção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Lagarínhos, Brufe, os alunos usufruem de novos equipamentos de lazer e recreio, que os coloca ao nível das crianças de outras escolas mais modernas.

Pelo menos assim pensam os pais e encarregados de educação destas trinta e oito crianças. "Nós aproveitamos que a Junta construiu o refeitório e criou uma rampa de acesso para deficientes para iniciar um projecto que consiste em colocar equipamentos que todas as escolas deviam ter: escorrega, piso de borracha, balancê, mola, bancos, redes para balizas, ar condicionado no refeitório, televisores, dvd", refere Carlos Gomes, da direcção da Associação.

Este elemento, juntamente com Martim Juncal, revelaram à comunicação social que todos estes equipamentos foram conseguidos gratuitamente, junto de empresas do Norte ao Sul do país. Contaram com a colaboração dos professores e da Junta de Freguesia de Brufe, mas também há muito trabalho dos encarregados de educação, na limpeza de muros, pintura, colocação de chão e trabalhos de jardinagem. Aliás, a manutenção de todos estes espaços está a ser assegurada pelos pais.

Apesar de orgulhosa no que foi conseguido, esta direcção entende que o projecto não se esgota no que foi alcançado até agora. Assim, vai tentar colocar um abrigo da porta até ao alpendre, relva sintética no campo de futebol, tabelas para os jogos de basquetebol e reparar o chão das (duas) salas de aula. "Tudo o que surgir a partir daí será bem-vindo. Queremos manter a escola no seu melhor e tentar que a comunidade seja inserida, com um elo de ligação entre pais, alunos e escola", adianta Carlos Gomes.

Martim Juncal acrescenta que o objectivo é a qualidade das crianças no ambiente escolar, "para que possam aprender mais e melhor", mas está consciente de que este trabalho pode servir de exemplo a outras associações de pais e encarregados de educação. "Não podemos deixar estas coisas para as entidades porque a escola pública todos sabemos que não tem dinheiro. Depois, estamos a fazer isto pelos nossos filhos", anota.

Este estabelecimento escolar de Lagarínhos tem uma arquitectura típica do Estado Novo, mas estes equipamentos novos vieram-lhes conferir mais conforto e segurança. Está a funcionar das 9 às 17h30, com jogos, livros, dvd e equipamentos de recreio para o prolongamento. Dispõe, por isso, de refeitório que é gerido por esta Associação de Pais e Encarregados de Educação.



<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB