FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Ler uma história...

 



Mani e a amiga-sombra

[Ler / Descarregar versão pdf]
  Mani gostava muito de brincar. Mal voltava da escola, lanchava, fazia os trabalhos de casa e ia brincar. Adorava passear pelo bosquezinho que começava em frente à sua casa e só acabava mesmo à beira da praia.

   O bosque não era muito grande. Não era uma floresta a sério, com imensas árvores e muitos animais, onde uma pessoa pode até perder-se. Não. Mani é que, desde pequenina, imaginava que ele, com aqueles troncos seculares, almofadados com musgo que a encantavam, era quase mágico. Mani imaginava que as árvores lhe indicavam o caminho para um sítio muito especial, que ela tinha de encontrar sozinha. Que estava povoado de fadas e de animais mágicos, de seres encantados, de bruxas e de sombras. Oh, com as sombras é que ela tinha de ter atenção!

   Mani já tivera muitas conversas com os habitantes daquela floresta mágica. Claro que sabia que era tudo imaginação sua, embora, por vezes, a conversa com os anões e as fadas fosse tão interessante e ela aprendesse tanto, que Mani nem tinha bem a certeza se as tinha imaginado ou não.

   Certa tarde, Mani sentou-se encostada ao tronco de uma grande árvore e… aconteceu-lhe uma coisa muito estranha. Mesmo MUITO estranha!

   Mani estava muito quieta a observar um passarinho a saltitar de um ramo para outro – e a pensar como gostaria de ter uma casa pequenina bem escondida no meio dos ramos de uma árvore – quando lhe apareceram à frente duas meninas gémeas de mãos dadas… MUITO parecidas com ela. Tão semelhantes, que mais pareciam a sua sombra.

   - Olá, Mani! Não nos conheces? Eu sou a Nima e esta é a minha sombra. Vivo dentro de ti. Ando sempre contigo, sei tudo sobre ti. Podemos até dizer que sou como… Olha, como a tua sombra! Sei que, às vezes, gostavas de ter alguém a quem contar muitas das coisas que passam pela tua cabeça, muito daquilo que sentes. Se quiseres, posso ser a tua amiga especial. Aliás, acho que mesmo MUITO especial. Afinal, conheço todos os teus segredos, não é? A minha sombra também gosta muito de brincar e de conversar, mas não deves prestar-lhe grande atenção. Nascemos juntas e nunca nos podemos separar, por isso vamos sempre as duas de mãos dadas para todo o lado. Chama-se Nima-Sombra.

   - Que ideia fantástica! Mas, porque é que só apareceste agora?

   - Porque só agora é que eu devia aparecer. Tudo tem uma altura própria… Então, vamos ser amigas?

   - Claro!

   E pronto, a partir desse dia, a vida de Mani mudou completamente. Ela, Nima e Nima-Sombra passavam horas a conversar e depressa se tornaram muito amigas. Mani contava-lhes imensas coisas da sua vida, que Nima ouvia com muita atenção. Nima tentava ajudá-la. Quando Mani não sabia o que fazer em determinada altura, perguntava a Nima, que nunca deixava de orientá-la. E essa foi a grande mudança na vida de Mani.

   Nima tinha uma voz muito especial. Uma voz séria que fazia Mani sentir que estava a crescer. De cada vez que Mani seguia o seu conselho, sentia-se feliz. É certo que Nima lhe dizia para fazer coisas que, às vezes, custavam um pouquinho mas, coisa engraçada, Mani ficava com uma sensação boa. Sentia que tinha feito a coisa mais acertada, não sei se me compreendem. Sentia que… que tinha crescido.

   E Mani passou a escutar aquela voz que vinha de dentro dela.

   Da Nima-Sombra já não gostava tanto. Embora fosse gémea de Nima, era muito diferente dela. Tinha, por exemplo, uma voz esquisita, mais esganiçada. E era um pouco preguiçosa. Vou explicar: a voz dela não era tão adulta nem tão sensata. Falava quase como um palhaço e, passado algum tempo, passou também a tentar dizer-lhe o que fazer. Só que, como era preguiçosa, dizia sempre para Mani seguir o caminho mais fácil. Depois, esfregava as mãos de contente e ria-se baixinho de cada vez que Mani fazia o que ela queria. Mani sabia que Nima ficava triste e por isso, nunca conseguia dormir bem nessa noite. E, curiosamente, quando Mani fazia o que a Sombra lhe dizia, sentia-se como uma marioneta, como se não fosse bem ela a fazer as coisas.

   Tenho de dizer-vos que Mani também era um bocadinho – mas não muito – preguiçosa, e talvez tenha sido por isso que começou a dar mais ouvidos à voz-de-palhaço da Nima-Sombra. Por exemplo: uma vez, na escola, Mani não sabia se devia ir logo para casa ou explicar os exercícios de Matemática à Susana, a colega de carteira. Eram coisas como estas que Mani perguntava a Nima. Se fossem vocês, de certeza que iam ajudar a Susana mas Mani seguiu a voz-de-palhaço e respondeu:

   - Oh, Susana. Pode ficar para outra vez? Agora tenho de ir para casa porque a minha mãe vai sair, e ainda tenho de fazer os trabalhos de casa de Português - o que não era verdade.

   De outra vez respondeu à mãe:

   - Mãe, não posso tomar conta do Tomás porque tenho de acabar este desenho.

   Depois, começou a não ajudar a mãe a pôr a mesa:

   - Já vou! - e continuava a ver os desenhos animados.

   A professora de piano perguntava-lhe se tinha estudado. Claro que a voz-de-palhaço dissera que era mais divertido ir brincar para o bosque do que estudar piano… E, na aula, aquela voz estridente murmurava que respondesse que sim, que tinha estudado.

   A professora, que percebeu logo que ela não tinha nem olhado para as teclas, ralhou à Mani, e com razão…

   E o que aconteceu a Nima? Começou a enfraquecer e a adoecer muitas vezes. É que, quanto mais se obedece a uma voz, mais forte essa voz vai ficando… A voz-de-palhaço foi ficando tão forte que Nima-Sombra até aumentou de tamanho. Tornou-se na nova sombra de Mani!!! Isto foi um horror, a pior coisa que lhe aconteceu na vida! Mani passou até a ser guiada pela Nima-Sombra.

   Certo dia, a mãe recebera muitos amigos em casa e tinha feito muitas sobremesas. Mani e Nima-Sombra eram malucas por doces, bolos, gomas, chocolates… Quando Nima-Sombra viu os doces em cima da mesa, mandou Mani perguntar à mãe se podia comer mousse de chocolate.

   - Claro que sim. Mas tem cuidado. Não comas demasiado, senão ainda ficas com dores de barriga! - e a mãe deu a mousse a Mani.

   Quando Mani acabou a mousse, Nima-Sombra viu o bolo de chantilly e a gelatina. E achou melhor nem perguntar à mãe! Depois foi o arroz doce e os bombons. Nima gritava: "Pára, pára!" Mani não queria comer mas não conseguia parar e Nima-Sombra enfiava-lhe na boca colheradas de tudo o que via em cima da mesa. Nessa noite, Mani dormiu muito mal com dores de barriga… e não só.

   Seria possível ela libertar-se de Nima-Sombra e voltar a decidir da sua vida, sozinha e com a voz calma de Nima? Decidiu começar aquela luta logo no dia seguinte.

   Se Mani conseguiu ganhar à Nima-Sombra e ficar só com Nima? Não. As duas Nimas não podiam viver separadas. As sombras nunca desaparecem.

   A única coisa que podemos fazer é torná-las pequeninas e fracas. Temos de aprender que todos temos uma Nima-Sombra com voz-de-palhaço dentro de nós que nunca desaparece. Temos de descobrir o que é que ela mais gosta de fazer, pressentir quando é que é ela que nos está a dar ordens e devemos tentar nunca seguir a sua voz-de-palhaço. Claro que, às vezes, caímos na asneira e damos-lhe ouvidos, mas não vamos ficar a chorar um dia inteiro por causa disso! Devemos aproveitar esse erro para aprender a dar mais ouvidos à Nima-da-voz-calma. Temos de aprender a distinguir quando é ela e quando é a Nima-Sombra que fala em nós.

   Foi isso que Mani fez: tentou nunca mais deixar a Nima-Sombra dar-lhe ordens ou fazer alguma coisa por ela. Aos poucos, a Nima-da-voz-calma foi-se curando e ficando cada vez mais forte. E, o melhor truque de combate foi nunca mais fazer de conta que a Nima-da-voz-de-palhaço já não morava dentro dela! Mani preferiu conhecer-lhe todos os truques para poder levar-lhe sempre a melhor! Durante toda a vida!

   E é este o segredo da felicidade de Mani!

   Que mais aconteceu? Nem vão acreditar! Mani conseguiu, com a ajuda da Nima-da-voz-calma, encontrar o caminho pelo meio do bosque até ao local mágico que as árvores sempre lhe pareceram indicar!

I. Birnbaum
[Ler / Descarregar versão pdf]


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Histórias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB