FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



UNICEF diz que mortalidade infantil desceu
13-09-2007
Diário Digital
A mortalidade infantil registou no ano passado o valor mais baixo de sempre, situando-se nos 9,7 milhões de crianças até aos cinco anos, segundo um relatório da UNICEF divulgado em Nova Iorque, informa a agência Lusa.

"O número global de mortes de crianças registou o seu valor mais baixo de sempre, descendo abaixo dos 10 milhões por ano até aos 9,7 milhões, em comparação aos quase 13 milhões registados em 1990", afirma a directora executiva da UNICEF, Ann M. Veneman.

A responsável considera, no entanto, que "a perda de 9,7 milhões de jovens vidas por ano é inaceitável", sendo que a maioria das mortes ocorre no continente africano, com 4,8 milhões, devido à propagação do VIH/SIDA, seguido do território asiático, com 3,1 milhões de crianças mortas.

A dirigente da Unicef refere que em algumas regiões de África a taxa de mortalidade dos menores de cinco anos diminuiu entre os 20 e os quase 30 por cento de 2000 a 2004, apontando a Etiópia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Ruanda, Tanzânia e Malawi como países de referência.

"Este é um momento histórico", considera a responsável da Unicef.". Mais crianças sobrevivem hoje do que nas épocas anteriores, agora temos de ir mais longe partindo deste sucesso de saúde pública no sentido da realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio", refere.



<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB