FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Associação "5 ao Dia" em Portugal
Julho, 2008
Associação 5 ao Dia - MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa

[ver mais artigos deste autor]
  Há menos de um ano em Portugal o programa da Associação "5 ao Dia" é um verdadeiro exemplo de êxito.

  Cada vez mais crianças aprendem a crescer com energia.



  Mais de 18 400 alunos inscritos nas actividades promovidas, comprovam o sucesso da associação, sem fins lucrativos, criada pelo MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, que visa promover o aumento do consumo de frutas e produtos hortícolas, entre os mais jovens em Portugal.



Acção 5 ao Dia no MARL com alunos de escola

  Mais de 121 estabelecimentos de ensino da Área Metropolitana de Lisboa tiveram já a oportunidade de experimentar o programa "5 ao Dia".

  Apresentada em Outubro de 2007, esta iniciativa é apadrinhada pela Direcção Geral de Saúde e conta com a participação de representantes das mais diversas entidades do sector da Saúde e Nutrição.



Assinatura do Protocolo do Conselho Científico do 5 ao Dia, com Director Geral de Saúde, Francisco George (ao centro). Presidente do 5 ao Dia e do MARL (primeiro à direita)

  Sob o mote, "5 ao dia faz crescer com energia", a associação oferece às crianças dos 7 aos 12 anos uma mão cheia de razões para melhorar os seus hábitos de consumo alimentar.

  Através da prevenção, o programa procura alertar para a necessidade do consumo de vegetais e frutas, como modo de melhorar a saúde pública.

  As acções levadas a cabo centram-se nas escolas do 1º. e 2º. ciclo básico, que visitam o MARL, de forma a envolver não só alunos, como também os restantes intervenientes da comunidade escolar.



Sessão 5 ao Dia para escola

  Preparar uma salada de frutas, participar numa prova de exploração dos cinco sentidos, ou visitar o mercado para conhecer um dos locais onde é realizado o comércio por grosso de bens agro-alimentares em Portugal, são algumas das propostas feitas às crianças.



Visita de jovens à zona de hortofrutícolas

  Ao incentivar o consumo de cinco unidades de produtos hortofrutícolas por dia, a associação procura combater os perigos da obesidade infantil, a que estão expostas as crianças portuguesas.

  Foram agendadas acções no MARL, até ao final do ano lectivo de 2008, e caso venha a manter-se o sucesso junto das escolas no próximo ano lectivo, cada vez mais crianças poderão aprender como crescer de uma forma saudável.
[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB