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O primeiro dia de aulas…
Setembro, 2007
CCEB / Portal da Criança

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  Voltaram de novo os dias de escola! Acabou o sono mais prolongado pela manhã, o pequeno almoço sem correrias, enfim... tudo aquilo que faz com que pareça duro voltar outra vez às rotinas habituais do dia-a-dia. É por isso normal, as crianças sentirem um misto de excitação e tristeza pelo fim do Verão e inicio do novo ano escolar.

  Algumas crianças sentem algum receio no primeiro dia de aulas por todo um conjunto de coisas novas com que se irão deparar: novos professores, novos amigos e por vezes até uma nova escola. Felizmente estes receios são passageiros e normalmente desaparecem em pouco tempo.

  Para que o primeiro dia de aulas do seu filho seja um dia bem sucedido:

- Ajude-o a ter uma boa noite de sono, converse com ele, leia-lhe uma história, faça-lhe uma massagem, para que assim fique mais relaxado e reduza a ansiedade que tende a aparecer na véspera destes dias.

- Prepare com ele a mochila para levar no primeiro dia (nunca a arrume por ele); ajude-o a organizá-la o melhor possível e verifique que nada está em falta. Uma falha de algum material já pode por si só ser um motivo de ansiedade.

- No dia seguinte pela manhã prepare-lhe um pequeno-almoço saudável e especial. Este deverá ser completo, equilibrado e variado. Não se esqueça que o pequeno-almoço deverá fornecer ao organismo do seu filho 25-30% das calorias diárias e que tomá-lo, e merendar 3 horas depois (não se esqueça de lhe enviar a merenda) interfere muito favoravelmente sobre o rendimento escolar.

- Incuta no seu filho o desejo de dar o seu melhor, fazendo com que ele sinta que é capaz de ultrapassar todos os obstáculos com que se deparar. Elogie as suas capacidades para que a sua auto-estima se sinta renovada.

- Estude com ele estratégias para abordar os outros meninos e meninas e formas de iniciar diálogos e brincadeiras. Há crianças para as quais estes comportamentos sociais são muito simples e naturais, outras têm mais dificuldade e devem ser ajudadas para que se sintam mais integradas junto dos colegas e no contexto geral da escola.

- No final do dia, quando ele regressar a casa, ou no caminho escola-casa, se o for buscar, não se esqueça de valorizar tudo o que ele verbalizar. Só um pai atento e preocupado poderá detectar se o seu filho se sente bem na escola em que está, se gosta dos colegas e da professora e poderá intervir adequadamente para solucionar possíveis problemas que possam ocorrer.

  Estas sugestões são muitas vezes óbvias mas nem sempre as conseguimos pôr em prática, seja por falta de tempo, falta de disponibilidade mental e um número infindável de situações que vão ocorrendo no dia-a-dia. Mas é importante que nos lembremos que não é só o primeiro dia de escola que é importante, mas sim todos!
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