FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



O Meu Livro de Política

Jorge Sampaio escreveu um livro - uma espécie de conto falado - com o objectivo de despertar os jovens, dos 8 aos 14 anos, para a importância da política na nossa vida diária.

Ao longo de 63 páginas e em tom autobiográfico, o antigo Presidente da República explica o que é a política, o que é um Estado, as diferenças entre a democracia e a ditadura, como está organizada a Constituição da República o papel dos cidadãos e a importância da cidadania, além da constituição da União Europeia, para que servem as eleições e os referendos e a importância da língua portuguesa no mundo.

Jorge Sampaio afirmou que o livro, feito "de forma ligeira e lúdica", é um "conjunto de noções básicas de ciências políticas".

Sinopse

Quando, pela primeira vez, me apresentaram o projecto que, depois, se veio a concretizar neste livro, confesso que tive muitas hesitações e estive tentado a recusar o amável e aliciante convite. (…) E, no entanto, depois de tudo pesar, não resisti e aceitei o desafio.

Por que o fiz? Por dever cívico. Porque quis partilhar com os mais novos uma experiência de vida - a minha - toda dedicada à causa pública; porque lhes quis transmitir uma convicção - a de que a política vale a pena; e, por último, porque os quis despertar para a cidadania, que é onde tudo começa.


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o