FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



"O meu brinquedo é um livro"

"O meu brinquedo é um livro"

A Associação de Professores de Português (APP) e a Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), juntaram esforços no Projecto "O meu brinquedo é um livro" que pretende fazer a promoção da leitura, a partir do berço.

O objectivo principal do Projecto é distribuir um livro a todas as crianças nascidas em Portugal.

Para isso:
1. Depois de analisar os livros disponíveis no mercado português escolheram um livro chamado "O Sonho de Mariana", de António Mota (texto) e Danuta Wojciechowska (ilustração) acompanhado por uma almofada desenhada pela mesma artista.

2. Redigiram o guia "Porquê ler ao meu bebé?" com conselhos de leitura para os pais.

3. Convidaram os municípios portugueses a comprarem ao editor, a baixo custo, e a oferecerem aos bebés nascidos de pais residentes no concelho, o pacote (constituído por livro + objecto + guia para pais).

4. Oferecem formação sobre a importância da leitura desde o berço a trabalhadores sociais indicados pelos municípios aderentes e sensibilizam os pais para esta questão, através de eventos públicos e através da comunicação social.

O projecto foi lançado no dia 2 de Abril de 2005, Dia Internacional do Livro Infantil e que nesse ano coincidiu com o 200º aniversário do nascimento de Hans Christian Andersen. O lançamento decorreu em Lisboa, na Escola Superior de Comunicação Social durante o XI Encontro Nacional da APEI e, simultaneamente, em 8 dos mais de 50 municípios que já aderiram.

Como aderir

Após a escolha do livro que constitui o pacote do Projecto (constituído por livro + objecto + guia para pais), as associações convidam os municípios portugueses a comprá-lo ao editor, a baixo custo, e a oferecerem-no aos bebés nascidos de pais residentes no concelho.

Para aderir ao projecto, e dessa forma beneficiar do conjunto de actividades desenvolvidas pel' "O Meu Brinquedo é um Livro", de onde se destacam os espaços de formação, orientados para técnicos, docentes e famílias, basta encomendar, através do endereço electrónico do editor, os pacotes necessários para proceder à sua distribuição aos recém nascidos do concelho.

As dinâmicas da distribuição dos pacotes e das actividades de promoção literácita são definidas pelos municípios, contudo, o Projecto conta com entidades parceiras que dinamizam e animam sessões de promoção dos livros e da leitura, que podem participar nestes momentos de lançamento do Projecto em cada Concelho.

O Livro Escolhido

Depois de analisar os livros disponíveis no mercado português, através de critérios previamente definidos por um grupo de educadores e professores, associados das associações promotoras, escolheram um livro chamado "O Sonho de Mariana", de António Mota (texto) e Danuta Wojciechowska (ilustração) acompanhado por uma almofada desenhada pela mesma artista.

Redigiram o guia "Porquê ler ao meu bebé?" com conselhos de leitura para os pais.

http://omb.no.sapo.pt/index.html


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o