FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Alimentação Inteligente - Coma Melhor, Poupe Mais

Alimentação Inteligente - Coma Melhor, Poupe Mais - é o título do manual lançado com o apoio da Edenred Portugal, através do Food Program, e da Direcção-Geral da Saúde, e que tem como objetivo ajudar o consumidor a ter uma alimentação saudável.

Da autoria de Maria João Gregório e Maria Cristina Santos, este manual prático e muito útil, adaptado aos tempos modernos, reúne um conjunto de ideias para preparar refeições mais equilibradas e saborosas, que integram a nossa tradição alimentar e que são simultaneamente económicas, facultando exemplos com as receitas do Chef Hernâni Ermida.

Com um objetivo didático mas muito prático, a informação nele contida engloba o percurso do alimento desde o planeamento da compra dos ingredientes até à confeção e sua conservação. Para além de dicas que permitem fazer as melhores escolhas nutricionais, são fornecidos exemplos de reutilização de sobras para evitar desperdícios, receitas, utilização adequada da energia e melhor forma de acondicionar e preservar os alimentos com segurança.

O manual também aponta os 5 passos para poupar na alimentação. Estes integram 5 conceitos chave que devem ser conhecidos para que o planeamento da alimentação consiga conciliar o equilíbrio nutricional com a poupança. A importância da alimentação das crianças na escola e como esta pode ser de qualidade e simultaneamente económica, saborosa e segura; as potencialidades da sopa como alimento versátil em tempos de crise ou a dieta mediterrânica como padrão alimentar de referência, constituem alguns dos ensinamentos que podem ser retirados deste manual.

Há pouca informação cientificamente validada sobre a articulação sabor-saúde- economia e menos ainda quando aplicada aos ambientes de trabalho. Uma alimentação correta e equilibrada fornece os ingredientes necessários para estimular tanto o raciocínio (atividade cognitiva) como a atividade física, e prevenir problemas de saúde. Esta é a razão pela qual a Edenred Portugal, numa parceria com a Direção Geral da Saúde, através do Programa Nacional para Promoção da Alimentação Saudável (www.alimentacaosaudavel.dgs.pt), entendeu dar um contributo público com o objetivo de informar os cidadãos para os ajudar a fazerem as melhores escolhas nutricionais.

O lançamento do manual Alimentação Inteligente - Coma Melhor, Poupe Mais, é uma iniciativa enquadrada no Food Program, um projeto lançado pelo Grupo Edenred na Europa e que conta com o apoio da União Europeia (www.food-programme.eu/).

O Food Program tem uma área estratégica de intervenção que se centra na informação e sensibilização para a alimentação equilibrada junto das pessoas que fazem habitualmente refeições fora de casa.

As autoras do manual, Maria João Gregório e Maria Cristina Santos, são ambas docentes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. A obra conta com a colaboração do Prof. Doutor Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para Promoção da Alimentação Saudável e da Dra. Sara Ferreira, da Edenred Portugal. As receitas são da autoria do Chef Hernâni Ermida.

Para fazer aqui o download do manual ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE - COMA MELHOR, POUPE MAIS


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o