FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Autocarros continuam a esquecer cadeirinhas para crianças
03-05-2009
JPN
  Três anos após a entrada em vigor da lei que regula o transporte colectivo de crianças, empresas alegam "dificuldades" na instalação das cadeirinhas. Primeiro Centro de Verificação de Cadeirinhas para autocarros abriu na Maia.

   A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) iniciou, esta quarta-feira, uma acção de sensibilização pioneira em Portugal. Um Centro de Verificação de Cadeirinhas para autocarros/ veículos de transporte colectivo de crianças foi instalado no edifício da Auto Sueco, na Maia, e visa promover uma maior segurança no transporte colectivo dos mais novos.

   A lei que regula o transporte colectivo de crianças entrou em vigor em Maio de 2006, mas passados três anos, "as inúmeras entidades que fazem o transporte colectivo de crianças alegam dificuldades em escolher e instalar as cadeirinhas nos autocarros", esclarece fonte da APSI. De acordo com a associação, as questões mais frequentes são; "É ou não obrigatório o uso de cadeirinhas?" e "Que tipo de cadeirinhas usar, e para que idades?".

   Nos últimos 10 anos, onze crianças morreram e 420 ficaram feridas nas estradas de Portugal. Para combater os números, a APSI disponibiliza no novo Centro várias demonstrações para uma correcta instalação das cadeirinhas, para além da ajuda de técnicos especializados, que vão estar disponíveis para esclarecer questões relacionadas ao assunto.

   "Este centro de verificação vai ao encontro das dificuldades sentidas, exemplificando soluções para a instalação e utilização adequada dos diferentes sistemas de retenção para crianças", explica a APSI. Por isso mesmo, "será uma excelente oportunidade para as empresas transportadoras, escolas e creches verificarem se têm as cadeirinhas adequadas e se, quando utilizadas, são bem instaladas", diz a mesma fonte.

   A APSI alerta ainda para o início da época balnear, que intensifica o transporte de crianças, e faz um apelo às entidades envolvidas para a correcta aplicação das ferramentas de segurança.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB