FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Cientistas britânicos descobrem origem da leucemia infantil
19-01-2008
Diário Digital
  Um grupo de cientistas britânicos descobriu a mutação genética que origina a leucemia infantil, depois de seguir duas gémeas, uma afectada pela doença e outra sã.

   O estudo, publicado na revista Science, é qualificado pela comunidade científica como"um grande passo", que permitirá o desenvolvimento de tratamentos específicos, menos intensivos e menos agressivos.

   A investigação - feita pela universidade de Oxford, o hospital infantil Great Ormond Street, de Londres, e a associação de investigação médica Cancer Research - explica que o desenvolvimento do cancro das células sanguíneas na infância requer que um"reduzido, mas crucial grupo de células" sofra duas mutações.

   A primeira produz-se durante o primeiro período de gestação, o que faz com que algumas células da medula óssea se convertam em"pré-leucémicas".

   Porém, para que a criança desenvolva a doença, é necessário que uma segunda mutação ocorra durante os primeiros meses de vida.

   Esta segunda modificação genética, provavelmente causada por uma infecção comum, como uma constipação, alteraria o estado das células pré-leucémicas para células malignas.

   "Estas são células que causam e mantêm a doença", disse o professor Tariq Enver, responsável da investigação e membro da Unidade de Investigação Hematológica Molecular da Universidade de Oxford, salientando que, agora que são conhecidas estas células, é mais fácil"encontrar o seu calcanhar de Aquiles e combatê-las".

   Os investigadores averiguaram que estas células resistem à quimioterapia, pelo que o risco de recaída é elevado.

   O estudo indica também que um por cento das crianças tem células pré-leucémicas, mas destas só um número muito reduzido sofre a segunda e perigosa mutação.

   Os cientistas britânicos chegaram a estas conclusões depois de estudar as gémeas Olivia e Isabella, de quatro anos, residentes em Kent, no Sul de Inglaterra.

   Ambas tinham células pré-leucémicas, mas só uma das meninas desenvolveu a doença.

   Quando estavam no útero materno, as células de uma das pequenas sofreram uma mutação que as converteu em pré-leucémicas e foram transmitidas por sangue à outra.

   Uma infecção comum de que sofreu Olivia fez com que essas células sofressem a segunda mutação genética, o que levou a que a menina ficasse doente com leucemia.

   Isabella ainda tem 10 por cento de possibilidades de sofrer este tipo de cancro - porque pode ainda produzir-se a segunda mutação -, mas o risco irá diminuindo até que desapareça na adolescência, quando as células pré-leucémicas serão erradicadas.

   A investigação foi recebida com entusiasmo pela comunidade científica no Reino Unido.

   "A identificação das células que provocam a leucemia tem sido um dos mistérios mais perseguidos pelos investigadores do cancro e este estudo é um passo que nos aproxima da sua resolução", disse Bruce Morland, pediatra do Hospital Infantil de Birmingham (centro de Inglaterra).

   Esta descoberta abre, além disso, caminho à investigação de tratamentos menos agressivos, mais curtos e com menos efeitos secundários, já que procurará atacar unicamente as células que originam a doença.

   Vaskar Saha, professor de Pediatria e Oncologia da Cancer Research, assinalou que o estudo"aumenta a esperança de poder identificar o risco de recaída nas crianças tratadas com quimioterapia e desenvolver tratamentos eficazes".

   A leucemia aparece quando a medula óssea começa a produzir glóbulos brancos de maneira descontrolada e, juntamente com o cancro linfático, é a modalidade de tumor que mais afecta as crianças.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB