FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Artigos

 


Ver todos os artigos  |  Categorias


Livros infantis feitos em casa!
Dezembro, 2008
Conceição Silva Portela, Professora Universitária, csilva@porto.ucp.pt

[ver mais artigos deste autor]
  Escrevo frequentemente artigos de carácter científico, mas é a primeira vez que me aventuro por áreas, que embora também científicas, não fazem parte da minha "ciência". O meu objectivo ao escrever é relatar algumas das actividades que vou fazendo em casa com a minha filha de 4 anos, cuja divulgação será eventualmente de interesse.

  A minha filha, tal como muitas outras crianças, adora histórias. E eu adoro que ela adore, porque na verdade vejo-me todos os dias, ou quase todos, perante desafios novos de ter que inventar mais uma história ou ter que a ler! Vamos frequentemente à biblioteca e portanto abundam histórias novas para ler, mas às vezes lá vem uma invenção. Como todos os pais, umas vezes as histórias são mais banais, outras vezes são mais interessantes…. E assim, depois de uma sopa enfiada à custa de contar histórias de baleias (foi para o que deu nesse dia, e lembro-me pelo menos da história da baleia azul e da cinzenta), surgiu a história da baleia azul, que sendo curta propus à minha filha que a escrevêssemos em livro – Ao que ela de imediato acedeu.

  O livro intitula-se "Como a baleia azul ficou cor de rosa!" e foi ilustrado por nós. Depois disso novos livros surgiram, como a da Rã Nicha, da Joaninha Lélé e do seu irmão To-zé, do ouriço Picos e da esquila Kika, ou o do menino verde.

  Ela guarda os livros com muito carinho porque foram feitos por nós (claramente o meu papel é um pouco maior dado que ela tem apenas 4 anos). Penso que esta é uma excelente forma de passar tempo com os filhos, que gera uma grande proximidade e cumplicidade e que termina num produto que depois é mostrado orgulhosamente à família e amigos.

  Além disso permite tornar os nossos filhos na personagem principal de um livro, contando uma história deles próprios (e.g. temos um que é "Luísa vê um filme", ou "Nasceu uma menina" que é sobre o seu quarto aniversário).

  Nós adoramos e por isso decidi divulgar este facto para que todos os que acharem boa ideia e ainda não se tenham lembrado de o fazer, o façam! Mostro em baixo o livro da baleia azul (não é o meu favorito mas foi o primeiro). Espero que gostem.

Clique aqui para aumentar a imagem

[ver mais artigos deste autor]


<<  voltar  |  topo  |  Todos os Artigos





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB