A leitura em ambiente familiar proporciona várias oportunidades para contar histórias, ler em voz alta, partilhar momentos, espaços e leituras. Ler em voz alta e explorar livros em família é uma excelente forma de estreitar laços com a criança, despertando cedo o gosto pela leitura.
Ler em Família disponibiliza cerca de 400 livros de literatura infantil, distribuídos por 5 sacos temáticos: "Cheira tão mal", "Hora da Paparoca", "Fazer ó-ó", "Sem palavras", "Histórias que embalam".
Cada saco contém 4 livros, sugestões para exploração das histórias e um diário de bordo para registar as leituras em família e as actividades realizadas.
Qualquer membro da família é convidado a partilhar histórias, poemas, lenga-lengas, rimas, com diferentes vozes, ritmos e entoações.