Olá!

No mês em que aparecem as primeiras cerejas, quase podemos vê-las como um sinal da vinda do Dia Mundial da Criança que se aproxima. Quem não se lembra de em idades precoces colocar estrategicamente nas orelhas este comestíveis "brincos de princesa"? São estes pequenos gestos, de imaginário infinito, que parece que vamos perdendo ao longo dos anos e que vão dando lugar a atitudes mais cinzentas...

Nesta newsletter, dedicamos a todas as crianças e a todos os adultos um excerto do texto de um famoso autor que nos faz pensar na importância de nunca perdemos a capacidade de sonhar...

Em 1940 Antoine de Saint-Exupéry no seu livro O Principezinho escreveu...

...Convivi com pessoas crescidas. Vi-as de muito perto. Nada disso modificou a minha opinião para melhor. Quando encontrava uma que me parecia um tanto lúcida fazia com ela a experiência do meu desenho número 1, que sempre conservei. Queria saber se era verdadeiramente compreensiva. Respondia-me invariavelmente: "É um chapéu". Então não lhe falava mais, nem de jibóias, nem de florestas virgens, nem de estrelas. Punha-me à altura dela. Falava-lhe de brídge, de golfe, de política e de gravatas. E a pessoa crescida ficava toda contente por conhecer um homem tão sensato.

Seleccionamos três notícias para si

Negligência contínua atinge 10 mil crianças  [ler]

Obesidade afecta cada vez mais crianças e jovens  [ler]

Autocarros continuam a esquecer cadeirinhas para crianças  [ler]

Sobre relações familiares sugerimos-lhe dois artigos...

Relações Mãe - Filha  [ler artigo]
Teresa Paula Marques - Psicóloga Clínica

Parentalidades: o ter(ser) dos discursos, as histórias e as narrativas actuais  
[ler artigo]
Mª da Graça T. Silva e Lília Brito - Cadernos de Educação de Infância - APEI

SALÃO SER MAMÃ - 23 e 24 de MAIO NA EXPONOR

O Salão é dedicado ao universo da mamã, criança e bebé, cruzando temas como a fertilidade e a gravidez.
A par das áreas de exposição, dedicadas à beleza, saúde, comércio, educação e alimentação, o Salão dispõe ainda de quatro Praças Interactivas, onde serão realizadas diversas actividades, (ex. workshops, aulas de yoga, rastreios nutricionais) e uma Praça da Diversão de 300 m2, com insufláveis, escorregas, mini-campos de futebol, espectáculos de karaoke e muito mais.
Em parceria com a Acreditar e a UDIPSS, a Solidariedade tem especial destaque, procurando promover o trabalho desenvolvido por estas Instituições.

Saiba mais em www.sermama.net.

Aqui encontra as mais práticas e económicas soluções de decoração para a sua casa, quarto de infantil e juvenil, escritório, espaços infantis, etc.

Wall Stickers, Maxi Stickers, Figuras de Espuma, Candeeiros, Capas de Edredão, Cortinados, tudo para que transforme e Decore o quarto das crianças em minutos.

Re Decore o Seu Espaço.

Os nossos Stickers não danificam as paredes, não deixam marcas, e são reutilizáveis.

Saiba mais informações em www.giftshop.com.pt

Conferência: A Criança No Divórcio

O Departamento de Psicologia da Universidade do Minho e a Associação Pais Para Sempre organizam um Encontro subordinado ao tema "A Criança no Divórcio". O objectivo principal desta iniciativa é promover a troca de conhecimentos e experiências na defesa dos direitos da criança na sequência da separação entre os pais.

O encontro funcionará com dois painéis subordinados à investigação e práticas no domínio das ciências humanas e sociais ("da Investigação às Práticas") e à perspectiva jurídica ("da Legislação às Práticas") e realizar-se-á no próximo dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, no Anfiteatro B1 do Complexo Pedagógico II da Universidade do Minho em Braga, entre as 9h30 e as 17h00.

Saiba mais informações em www.paisparasempre.eu

Veja algumas sugestões da nossa agenda de eventos

A Magia do futebol de rua - Pç. D. João I e Pç. Mouzinho de Albuquerque - Porto

Museus e Património... em Família - Museus aderentes à iniciativa - todo o País

Googuées - Dança e música para bebés - C. de Artes do Espectáculo - Portalegre

Plantas Utilizadas em Bebidas - Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Shakespeare em quatro telas - Centro Cultural de Ílhavo

E porque as histórias infantis alimentam o imaginário de todos nós fazendo-nos sonhar, sorrir e até chorar... aqui ficam duas sugestões para ler em família:

"A princesa da chuva"  [ler história]

"A doçura "  [ler história]
 
Visite-nos em:  www.portaldacrianca.com.pt                                                                                     Até breve!
No caso de pretender alterar o seu e-mail contacte-nos para newsletter@portaldacrianca.com.pt

Se não quiser continuar a receber e-mails informativos clique aqui