FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Sugestões do Portal

 



Dia Internacional do Livro Infantil 2010

2 de Abril 2010
2 de Abril, Dia Internacional do Livro Infantil - 2010 Ano Internacional da Biodiversidade

Aproveitando o Dia Internacional do Livro Infantil e o Ano Internacional da Biodiversidade, a DGLB lança um Passatempo que procura motivar as crianças para uma pesquisa sobre a variedade dos animais que povoam a terra, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade, a imaginação e a escrita.

Passatempo – E se eu fosse um bicho???

A 2 de Abril, data do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen,comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. Por outro lado, as Nações Unidas declararam 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. Este ano, todos somos convidados a celebrar a vida na Terra e a proteger a diversidade biológica, tão importante para as nossas vidas.

Aproveitando as duas comemorações, a DGLB lança um Passatempo que procura motivar as crianças para uma pesquisa sobre a variedade dos animais que povoam a terra, ao mesmo tempo que incentiva a criatividade, a imaginação e a escrita.

Regulamento:

Nota: Se tens entre 8 e 12 anos, podes participar.

1 – Procura encontrar, na Biblioteca Municipal do concelho onde resides ou na biblioteca da tua escola, livros que falem de animais ou que tenham um animal como personagem principal. Se quiseres, podes indicar-nos os livros que leste, para os divulgarmos.
2 – Documenta-te o melhor possível sobre um animal pelo qual sintas grande simpatia – o seu habitat, o seu comportamento, se está ou não em vias de extinção, etc.
3 - Imagina que és um repórter ou um jornalista famoso e redige um pequeno texto (máximo 2 páginas A4) sobre o animal escolhido. Podes justificar a tua escolha apoiando-te em razões concretas, mas também subjectivas.
4 – Se preferires, imagina-te um dos animais (E se eu fosse um bicho???) e escreve um conto, uma banda desenhada ou um poema.
5 - Os textos deverão ser enviados por e-mail para dsl@dglb.pt ou pelo correio para Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, Campo Grande, 83 – 1º, 1700-088 Lisboa, até 2 de Maio. Deve ainda constar o teu nome, idade, morada, telefone e escola.
6 – O Júri, constituído por elementos da DGLB e do Plano Nacional de Leitura, seleccionará os 10 melhores textos até final do mês de Maio. Os vencedores receberão prémios em Livros e um cartaz de Madalena Matoso sobre o Dia Internacional do Livro Infantil. Os trabalhos seleccionados serão publicados no site da DGLB.

Saiba mais, aqui: http://www.iplb.pt


<<  voltar  |  topo






Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB

T
o
p
o