FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Campanha da One Laptop per Child
24-09-2007
Publico
Países mais ricos podem dar computadores de baixo custo às crianças mais pobres

A fundação One Laptop per Child (OLPC), responsável pela criação do computador XO, mais conhecido como o portátil de cem dólares, anunciou o lançamento de uma nova campanha de solidariedade. Sob o lema "Dê um, receba um" (Give one, get one – G1G1), a iniciativa quer angariar doações para os sistemas educativos de países sem capacidade financeira para aderir ao projecto do computador de baixo custo.

Segundo a BBC News, a campanha G1G1 vai ser lançada no dia 12 de Novembro e vai durar duas semanas. Por 399 dólares (282 euros), uma pessoa ou uma empresa pode comprar dois portáteis — uma para si e outro para um dos países abrangidos pela OLPC, onde já estão inscritos o Cambodja, o Afeganistão, o Ruanda e o Haiti.

A organização — que ainda não avançou o número de computadores disponíveis — disse que a campanha é uma experiência-piloto que servirá para perceber a procura deste produto nos países desenvolvidos mas sublinha que não pode esgotar a produção, para responder às encomendas de países em desenvolvimento.

O portátil tem um custo real de 188 dólares (pouco mais de 133 euros), mas vai ser vendido em lotes de 250 mil unidades a cem dólares cada (quase 71 euros). A máquina — desenvolvida exclusivamente para o projecto da OLPC — foi criada a pensar nas necessidades educativas das crianças no contexto dos países em desenvolvimento, pelo que não tem peças amovíveis, inclui software simples, tem várias opções de alimentação energética, inclusivamente solar, e é vendida uma mala impermeável.

Walter Bender, do departamento de software da OLPC, vê várias vantagens na oportunidade de compra do XO pelos países desenvolvidos. "Vai haver muito mais pessoas disponíveis para contribuir em termos de conteúdo, desenvolvimento de software e apoio", disse à BBC News.

"É uma forma de começar o programa nos países menos desenvolvidos. A nossa motivação é ajudar as crianças a aprender e dar-lhes a oportunidade de participar no programa do portátil", acrescentou.

Os países que não tenham capacidade financeira para aderir ao projecto One Lap Top per Child vão poder candidatar-me às doações da campanha G1G1.



<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB