FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Ciência explicada às crianças: quanto mede a espada de um jedi?
12-12-2012
IOL
  Programa do Ministério da Educação leva cientistas às escolas para responder a perguntas simples.

A escola pública continua a apresentar bons exemplos de dinamismo. Numa altura em que se questiona o seu papel e até a intervenção do Estado, surgem casos de esperança e sinais de bons trabalho. É o caso do programa "O Mundo na Escola", que tem várias dimensões e responde a questões pertinentes de uma forma simples.

Um desses vetores é o "Saber porquê", em que equipas de alunos e professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Secundário procuram respostas para as perguntas do concurso. O desafio é mostrá-las em vídeos de 3 minutos, com rigor e originalidade. Os vídeos produzidos pela equipa do Saber Porquê terão sempre um investigador como protagonista, que dará a sua resposta pessoal à pergunta colocada, servindo de inspiração.

Gonçalo Figueira, do Instituto Superior Técnico, explicou ao filho António quanto mede a espada de um Jedi.

Já o matemático Miguel Abreu, do Instituto Superior Técnico e da Sociedade Portuguesa de Matemática, explicou o que têm em comum as corujas e o GPS.

"O Mundo na Escola" é um programa dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência dedicado a diversas temáticas que, numa primeira etapa, incidirá sobre Ciência e Tecnologia, partindo-se depois para outras áreas, das artes à literatura. O objetivo é proporcionar uma oportunidade para que os alunos tenham contacto com os profissionais da área abordada, rentabilizar bons projetos já em curso e valorizar a experiência de quem no terreno tem desenvolvido as melhores práticas.

É dirigido pela Professora Ana Eiró, física, professora catedrática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com um vasto currículo em divulgação de ciência. O programa é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Para além do concurso "Saber porquê", também está programada a itinerância de exposições e "Grandes Aulas", que levarão cientistas nacionais ao contexto escolar. Mais do que uma palestra, as "Grandes Aulas" são eventos que decorrem na escola, despertando a curiosidade dos alunos para temas da ciência, de forma dinâmica e envolvente e promovendo a observação e experimentação.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB