FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



É preciso ensinar a Europa às crianças
14-05-2012
Correio do Minho
  Como explicar 25 anos de União Europeia às crianças foi o desafio a que se propõs Abraão Veloso com a publicação do número 3 da colecção 'Conversas ao Sol', anteontem à noite apresentado na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no âmbito do programa da Semana da Europa. '25 anos na União Europeia, um testemunho para os mais novos é, segundo o autor, "o relato de um avô para os netos e, ao fim e ao cabo, para toda a sociedade, daquilo em mudou em Portugal em 25 anos de integração europeia'.

Com ilustrações de crianças do jardim de infância Pimpolho, o ex-gestor do Centro Europe Direct do Entre-Douro e Minho conta a história do "avô que vai de Braga até à fronteira de Tui pelas estradas antigas, a mostrar o que mudou nestes 25 anos, o tempo que demorava a passar a fronteira".

Abraão Veloso defende que é preciso ensinar que "hoje temos uma Europa permanentemente em construção, apesar das dificuldades".

Na apresentação de ‘25 anos na União Europeia, um testemunho para os mais pequenos", foram também divulgadas edições em braille da colecção ‘Conversas ao Sol’.

Para além da publicação sobre a União Europeia, estão disponíveis na linguagem para cegos os livros ‘As alterações climáticas para os mais pequenos’ e ‘Uma viagem pelo biodiversidade’, por iniciativa do Agrupamento de Escolas de Maximinos.

Presente na sessão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, o eurodeputado José Manuel Fernandes mostrou-se "encantado" com uma colecção que promove os valores de uma Europa como espaço de desenvolvimento inclusivo. "Estes livros serão lidos por muita mais gente do que nós pensamos", afirmou o eurodeputado, que reconheceu o trabalho realizado por Abraão Veloso nos últimos anos à frente do Centro Europe Direct.

António Sobrinho, do Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, considerou que o Centro sediado na Direcção Regional de Agricultura do Entre-Douro e Minho "é uma referência" no âmbito da rede Europe Direct em Portugal.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB