FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Livro infantil "A Flor de Abril" quer deixar "semente de cidadania"
23-04-2011
Lusa
  Deixar uma "semente de cidadania" junto das crianças é o objetivo do livro infantil "A Flor de Abril - uma história da revolução dos cravos", de Pedro Olavo Simões, que vai ser apresentado no sábado, no Porto.

"Tentei dar algum pragmatismo à história, transmitindo valores consensuais, como a democracia, o direito à diferença, o não desbaratar direitos conquistados como o direito ao voto. Para deixar uma sementezinha de cidadania junto dos mais novos, para que no futuro possam ser bons cidadãos", descreveu, em declarações à Lusa, Pedro Olavo Simões.

A história de um pai que conta ao filho a história do 25 de abril de 1974 serve de base para o relato do que aconteceu em Portugal há 37 anos e para falar do conceito de liberdade.

"Temos a liberdade, como a devemos acarinhar? No fundo é disso que falo. Liberdade e cidadania é o que quero transmitir", acrescenta o autor.

Em "A Flor de Abril" um pai, pintor, busca na memória as respostas à curiosidade do filho, que viu um cravo desenhado sobre o cano de uma espingarda.

Através da conversa entre os dois, fala-se do país que era Portugal antes da Revolução dos Cravos, e destaca-se a necessidade de acarinhar valores difíceis de conquistar.

Pedro Olavo Simões tem 44 anos, é jornalista do Jornal de Notícias desde 1990 e foi desafiado pela editora QuidNovi a escrever um livro sobre o 25 de Abril para um público infantil.

Nesta sua primeira publicação, optou por "uma linguagem simples e direta, para crianças", mas sem ser "infantilizadora".

O livro "A Flor de Abril - uma história da revolução dos cravos" tem ilustrações de Abigail Ascenso, e é apresentado no sábado, na FNAC de Santa Catarina, pelo escritor Manuel António Pina.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB