FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Crianças aprendem o que é a democracia
20-04-2007
Oeste Online - Francisco Gomes
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, o Município de Óbidos, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, vai realizar, no próximo dia 24 de Abril, pelas 10 horas, na Casa da Música, uma Assembleia Municipal para os mais novos.
"Cidadania Activa" é o nome deste projecto que a Câmara Municipal de Óbidos apresentou ao Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos, com o objectivo de estimular a participação activa dos alunos, tornando-os aptos a envolverem-se na vida escolar e da comunidade local e a adquirirem as competências necessárias para realizarem uma contribuição responsável e construtivamente crítica para a vida pública. Os alunos devem ter a oportunidade de experimentar de forma prática os princípios democráticos.
Quais as competências dos autarcas eleitos e as funções exercidas pelas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias? Como é exercido o poder local? Estas vão ser apenas algumas das matérias que os alunos poderão conhecer com este Projecto.
A iniciativa – que permitirá aos alunos uma experiência muito diferente daquilo que é o seu dia a dia na escola – vai possibilitar que os alunos desempenhem a função de deputados numa Assembleia Municipal.
A Assembleia será o espaço próprio para os alunos questionarem o presidente da Câmara Municipal e o restante executivo sobre as questões consideradas por eles mais importantes e subordinadas às temáticas "Ambiente, Cultura e Social".
Pretende-se que os alunos e professores se envolvam nesta experiência preparando atempadamente críticas e sugestões para apresentar junto de quem tem a responsabilidade de exercer estas funções públicas.
A acção destina-se a alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB