FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Fundação Gates apoia o desenvolvimento de medicamentos para crianças
22-01-2009
Público PT
  A Bill & Melinda Gates Foundation doou 9,7 milhões de dólares à Organização Mundial de Saúde (OMS) para a investigação de medicamentos com dosagens apropriadas para crianças.

   A investigação será realizada em cooperação com a UNICEF e tem como objectivo aumentar o número de medicamentos formulados especificamente para crianças, e torná-los disponíveis em todo o mundo e principalmente nos países em desenvolvimento.

   Segundo a Reuters, a maior parte dos medicamentos existentes são desenvolvidos para adultos e mais de 50 por cento dos medicamentos prescritos para crianças não foram desenvolvidos especificamente para uso pediátrico. Além disso, não está provado que a sejam seguros e eficazes quando ingeridos por crianças. O fundo destina-se a apoiar investigação para determinar doses adequadas para medicamentos pediátricos e para desenvolver guias e parâmetros de testagem, tratamento e uso de medicamentos por crianças.

   Actualmente, a alternativa pouco segura à inexistência de medicamentos apropriados para crianças é adaptar as prescrições para adultos, partindo bocados de comprimidos ou dissolvendo parte do conteúdo de cápsulas em água. "Temos de acabar com a adivinhação para a medicação das crianças", disse à Reuters Carissa Etienne, assistente do director geral da OMS. "As crianças estão a sofrer e morrer de doenças que conseguimos tratar, e ainda assim carecemos de uma provas decisivas para distribuir medicamentos apropriados, eficazes e acessíveis que as possam salvar", acrescentou.

   "Este trabalho é um excelente exemplo de coordenação entre as agências das Nações Unidas e peritos de todo o mundo para resolver este problema urgente." disse Hans Hogerzeil, director das Políticas de Medicamentos Essenciais e de Políticas Farmeceuticas da OMS.

   O projecto insere-se na iniciativa "fazer medicamentos apropriados para crianças" lançada pela OMS em Dezembro de 2007, e faz parte dos tópicos de discussão da 124ª Sessão do conselho Executivo da P;S que está a decorrer em Genebra (Suíça).


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB