FacebookTwitterGoogle+LinkedInNewsletter
Notícias

 



Crianças têm terapia com cavalos
09-01-2008
Correio do Minho
  Crianças com necessidades educativas especiais têm acesso à hipoterapia por iniciativa de "Esposende município educador".

   Meia centena de crianças com necessidades educativas especiais de várias escolas e instituições de Esposende têm oportunida-de de fazer hipoterapia, no Clube Hípico do Norte, em Gandra.

   O tratamento com a ajuda de cavalos enquadra-se no projecto "Esposende município educador" e no objectivo de alargar a oferta de actividades desportivas direccionadas para crianças com necessidades educativas especiais.

   A hipoterapia, que significa "tratamento com ajuda do cavalo", procura estabelecer uma transmissão contínua de movimentos entre o dorso do cavalo e o cavaleiro, sendo reconhecidos os efeitos positivos, quer em termos físicos quer em termos psíquicos, refere fonte da autarquia esposendende, que promove a iniciativa, em parceria com a empresa municipal Esposende 2000.

   Os especialistas assinalam, a nível físico, a melhoria do equilíbrio e postura e da coordenação, além da tonicidade da musculatura. Em termos psicológicos, esta terapia tem efeitos positivos ao nível da desenvoltura e independência, responsabilidade, controlo emocional e confiança.

   A actividade envolve 50 crianças dos agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira e Terras do Baixo Neiva, EB 2,3 de Marinhas e EBI de Apúlia, e utentes da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

   Ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, a hipoterapia enquadra-se no âmbito do programa de enriquecimento curricular.

   Os alunos com necessidades educativas especiais já podem praticar, desde Outubro passado, hidroginástica e adaptação ao meio aquático, no complexo de Piscinas Foz do Cávado e Municipais de Forjães.


<<  voltar  |  topo  |  Todas as Notícias





Termos e Condições de Utilização
Copyright - Portal da Criança - 2007-2020
Desenvolvido por:
 CCEB