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Crianças aprendem na escola a interpretar publicidade
01-11-2007
Diário de Noticias
  O programa Media Smart avança oficialmente em Janeiro de 2008.

   "Para um público esperto, um olhar mais desperto" é o lema do programa Media Smart, cujo lançamento em Portugal é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN). Trata-se de um programa escolar de literacia para a publicidade nos diferentes meios de comunicação, dirigido às crianças dos 1.º e 2.º ciclos. O Media Smart irá arrancar em Janeiro de 2008.

   A ideia é que as crianças desenvolvam as suas capacidades de compreensão e interpretação das mensagens publicitárias comerciais e não comerciais o mais cedo possível na sua vida, "para que desenvolvam o seu sentido crítico", informou Manuela Botelho, secretária-geral da APAN.

   O Media Smart está ainda na fase experimental, prevendo-se o seu arranque no início do próximo ano. Cerca de 12 escolas de norte a sul de Portugal já tiveram acesso a este programa, com aulas experimentais onde "houve uma receptividade muito grande por parte dos alunos e também dos professores", adiantou Manuela Botelho. No entanto, não existe uma garantia que o material possa estar disponível nas escolas, sendo ele fornecido gratuitamente a quem desejar aderir a este projecto, que não é vinculativo ao programa obrigatório escolar.

   Para desenvolver este projecto no nosso país, a APAN reuniu um grupo de peritos constituído por onze elementos, do qual fazem parte um representante da Direcção-Geral da Saúde, Instituto do Consumidor, Confederação Nacional das Associações de Pais, Associação Nacional de Nutricionistas, um representante dos Professores, um Observador Europeu (DG INFSO), um especialista em Marketing Infantil e um especialista em Comunicação Infantil.

   Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação, é o coordenador do grupo de peritos, que "está ao nível do melhor e mais avançado que se faz no panorama internacional no sentido de uma educação para a publicidade", frisou o responsável durante a apresentação do Media Smart, que decorreu ontem, em Lisboa.

   O programa Media Smart foi de- senvolvido no Canadá em 1998 e veio para a Europa em 2002, onde está já a funcionar em sete países - Reino Unido, Suécia, Finlândia, Hungria, Alemanha e Bélgica. E agora em Portugal.

  


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