Newsletter | nº 43
Olá!


Em Abril águas mil!

O tempo solarengo e quente deste início de Abril não tem feito justiça ao ditado popular, e ainda bem. É tempo de brincar ao ar livre, saborear um gelado e pedir que o bom tempo esteja para ficar.

Abril é também tempo de festejar. Por aqui o Portal faz 4 anos. Está a ficar crescido e continua a gostar sempre da vossa companhia.

A todos os que nos seguem um pedacinho de bolo virtual!
Seleccionamos dois artigos para si …


Como cuidar do bebé vegetariano: alimentação e higiene   [ler artigo]
Centro Vegetariano - www.centrovegetariano.org

Hoje é proibido brincar!   [ler artigo]
Elvira Cristina Silva - Cadernos de Educação de Infância


Tralhas, traquitanas, cacaréus e tarecadas são bem-vindas no Mini Porto Belo. Começa por dar uma volta ao teu quarto, escolhe as coisas que já não usas e vem a este mercado vendê-las até 1 euro por cada uma.

Podes também escolher um dos teus talentos e apresentá-lo ao público do mercado. Se a tua especialidade é recitar poemas, tocar um instrumento, fazer limonadas ou outra que ninguém suspeita, revela-te, pondo a tua arte e criatividade ao serviço de quem passa! Não hesites, reserva já o teu lugar!

Saiba mais aqui


Em Abril comemora-se o Mês Mundial da Astronomia e o Centro Multimeios irá associar-se a esta iniciativa realizando atividades especiais de observação e sessões de planetário.

As actividade são as seguintes: Venha Observar a Lua e Saturno, Reposição da Sessão "Zanga da Lua", Venha Observar o Sol e Reposição da Sessão "À Volta do Sol". As atividades de observação só se realizam caso as condições atmosféricas o permitam.

Dê uma espreitadela aqui www.multimeios.pt


Esta campanha criada pela Fundação Gulbenkian, Fundação EDP e SIC, com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, foi motivada por dados que apontam para uma progressiva deterioração dos hábitos alimentares dos portugueses contando com a coordenação científica da Prof. Isabel do Carmo.

A crise económica e social veio agravar esta situação, havendo uma relação directa entre a falta de recursos das pessoas, o pouco tempo de que dispõem e a falta de informação ou de motivação para melhorarem hábitos de consumo e de confecção dos alimentos.

Uma possível solução seria o regresso a um tipo de cozinha que tradicionalmente se praticava na bacia do Mediterrâneo, com base em azeite, frutos e legumes frescos e no consumo moderado de produtos lácteos, carne e peixe. Nesta campanha identificam-se alguns desses alimentos que, pelo seu preço reduzido, melhor se encaixam nos orçamentos das famílias portuguesas.

Saiba mais em www.comerbememaisbarato.com


CATA LIVROS é o novo projecto desenvolvido pela equipa GULBENKIAN/CASA DA LEITURA que utiliza a internet para aproximar os jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, assentando no carácter lúdico e interactivo das narrativas e desafios propostos.

O portal CATA LIVROS é dirigido aos leitores iniciais e medianos (sensivelmente, dos 8 aos 12 anos) e está construído a partir da metáfora de uma casa, com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos, e que levam títulos como "salão salamaleque", "janela de papel" ou "cozinhório & laboratinha". O mocho, ícone carismático da CASA DA LEITURA, ganha como parceiro um corvo, e ambos servem de cicerones na aventura em que se transformará a leitura.

Saiba mais em www.catalivros.org


O Jardim Zoológico de Lisboa lançou a Campanha da EAZA 2011-2012 (Associação Europeia de Zoos e Aquários). O objectivo desta campanha é sensibilizar e angariar fundos para a preservação de primatas em vias de extinção: Gorilas, Chimpanzés, Orangotangos, Gibões e Siamangos.

No dia 16 de Abril de 2011 pelas 14h30 vá conhecer um pouco mais sobre estas espécies e o trabalho desenvolvido para a sua preservação.

Confirmações para: vanessaandrade@youngnetwork.pt | catiafelicio@youngnetwork.pt

Saiba mais sobre a EAZA em www.zoo.pt
Na minha casa somos sete


Trata-se de uma obra onde a tradição oral brota numa escrita fluente e em que os dizeres são filtrados pela sensibilidade perscrutadora de uma menina. Na minha casa somos sete homenageia com grandeza e simplicidade as coisas do "arco-da-velha".

Neste livro, a vivacidade dos olhares, das relações e dos comentários, emolduram os laços que constituem o nicho afectivo que nos marca de uma forma indelével - e onde a figura da avó é marcante. Porque ela é uma mulher do "arco-da-velha"!

"Na minha casa somos sete"  [ver livro]


  Visite-nos em: www.portaldacrianca.com.pt                                                                                                          Até breve!